Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Contrato a termo de 1 ano

Contrato a termo de 1 anofoi criado por aa88

28 Ago. 2015 10:22 #14379
Bom dia,

Caso me possa esclarecer uma duvida existente ficava agradecido.

Entrei para a empresa em Janeiro deste ano com contrato a termo de 1 ano, quando foi para gozar férias disseram-me que só podia gozar no ano seguinte, pois que as mesma só venciam em Janeiro.

A minha dúvida passa por saber se realmente é assim ou se posso gozar 2 dias por cada mês de trabalho. Ao que me foi dito é que existem portarias na qual dão razão a teoria apresentada pela empresa.

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Contrato a termo de 1 ano

31 Ago. 2015 15:00 #14388
Caro André AA, boa tarde.

No ano da contratação o trabalhador tem direito a 2 dias de férias e respetivo/proporcional subsídio por cada mês completo de trabalho, até um máximo de 20 dias de férias anuais que pode gozar apenas após decorridos 6 meses completos de trabalho. Se o ano civil terminar antes de passados estes 6 meses, então o trabalhador poderá gozar as suas férias até 30 Junho do ano seguinte.

Uma vez que se trata de um contrato a termo certo com duração de 1 ano, imagine que o empregador decide que o seu contrato não se renova, então quando é que goza as férias? Se o contrato tem a duração de 1 ano, o trabalhador tem de gozar férias até ao final do prazo do contrato. Em caso de renovação automática, é diferente, efetivamente, mas para tal, era preciso saber se o contrato se renova automaticamente ao se, no final do ano de trabalho lhe vão apresentar um novo contrato.

As situações devem ser vistas de diferentes formas:
1. no caso de contrato a termo certo que caduca ao fim de determinado prazo, o trabalhador deve gozar as suas férias antes do final do prazo do contrato. Se não o fizer, recebe as férias não gozadas e o respetivo/proporcional subsídio;
2. no caso do contrato automaticamente renovável, poderá ser aplicável a questão das férias vencerem em Janeiro do ano seguinte, mas apenas se já fosse no 2º ou 3º ano de contrato;
3. no caso do primeiro ano de contratação, considere a explicação dada em cima e veja mais informação sobre contabilização de dias de férias, ver informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Quanto às "portarias na qual dão razão a teoria apresentada pela empresa.", peça para ver quais são, ou os respetivos números.

Para um esclarecimento "oficial" sobre esta matéria, caso precise de apresentar algum outro argumento ao empregador, poderá contactar o MSESS - Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).
Tempo para criar a página: 0.295 segundos