Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

empregador nao me dá as ferias

empregador nao me dá as feriasfoi criado por csbsantos

14 Dez. 2014 01:00 #12891
Boa Noite. O meu contrato de trabalho vai acabar agora no final do mês e não irá ser renovado. No mês passado, quando me foi informado que teria de usufruir das ferias antes de me ir embora, foi-me proposto trabalhar os 22 dias na mesma e seria paga por isso. Na altura disse que sim, que poderia ficar se nao aparecesse nada entretanto. Mas não foi assinado nenhum documento onde eu me disponibilizava a abdicar das minhas ferias, foi apenas uma conversa ou um "contrato de boca". Hoje, quando pedi para me darem as minhas ferias, foi-me recusado. Alegaram que agora, depois de ja ter dito á minha empregadora que ficava teria de ficar até ao ultimo dia de contrato ou iria para casa sem direito a nada. Aleguei que como nao tinha assinado nenhum contrato que tinha o direito de ir gozar as minhas ferias e com todos os meus direitos antes do contrato acabar. Disseram que se eu for embora vao marcar faltas injustificadas, porque ja tinha abdicado das minhas ferias.
O que eu gostaria de saber é se isto é legal? e que direitos tenho eu afinal se me vier embora?

Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico empregador nao me dá as ferias

31 Dez. 2014 18:11 #12972
Cara csbsantos, boa tarde.

Um "contrato de boca" poderá ter validade legal, é um compromisso assumido que deverá ser cumprido, sob pena de sofrer "retaliações". Se abdicou das suas férias, comprometendo-se a trabalhar até ao final do contrato, deverá fazê-lo, sendo que, na saída, terá direito à indemnização por despedimento, ao salário completo do mês trabalhado, ao subsídio de Natal referente ao tempo de serviço (1/12 por cada mês completo) e ainda ao valor dos dias de férias que não gozou e ao respetivo/proporcional subsídio.
Tempo para criar a página: 0.323 segundos