Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Trabalhar no dia de folga

Trabalhar no dia de folgafoi criado por Pedro Ferreira

07 Dez. 2010 10:27 #1245
Bom dia,

Um familiar meu trabalha numa loja de roupa, onde o seu único dia de folga é ao domingo. Contugo como estamos numa época festiva, a entidade patronal informou de que teria de trabalhar aos domingos (único dia de folga). Pedia o favor de me informarem como esses dias devem ser pagos.

Melhores cumprimentos,

Sílvia Sousa

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Trabalhar no dia de folga

10 Dez. 2010 14:34 #1286
Cara Sílvia Sousa,

O número 1 do artigo 268 do Código do Trabalho diz que: "O trabalho suplementar é pago pelo valor da retribuição horária com os seguintes acréscimos: (...) b) 100 % por cada hora ou fracção, em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, ou em feriado.".

No entanto, o trabalhador tem direito a, no mínimo, um dia de descanso semanal, sendo que o empregador deve, neste caso, substituir o domingo por um outro dia de descanso semanal. Pelo menos durante o período das festas. O número 1 do artigo 232 do Código do Trabalho diz que "O trabalhador tem direito a, pelo menos, um dia de descanso por semana." que pode deixar de ser o Domingo em situações específicas descritas nos números seguintes do artigo.

O Código do Trabalho é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor. Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .

Para esclarecimentos e/ou informações adicionais poderá utilizar os nossos fóruns, formulário ou artigos.
Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Tempo para criar a página: 0.295 segundos