Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias Vs Dias de escala

Férias Vs Dias de escalafoi criado por S.Afonso

08 Set. 2014 22:30 #11934
Boa noite,

No meu local de trabalho eu e os meus colegas sempre nos debatemos com uma dúvida quando chega a altura das férias.
Passo a explicar;
Nos fins de semana trabalhamos por escalas, sendo que no Sábado trabalham duas pessoas e nos Domingos uma.
A minha dúvida é se, marcando a férias logo no inicio do ano, a minha coordenadora nos pode escalar no fim de semana antes do começo das férias, no fim de semana durante as férias e no fim de semana após o fim das mesmas.

Por exemplo, imaginemos que eu marcava férias, desde Segunda Feira, dia 10 até Sexta Feira dia, 21. Por lei, e se for escalado, eu sou obrigado a ir trabalhar no fim de semana antes (dias 8/9) ou no fim de semana a meio das férias, (dias 15/16) ou no fim de semana após as férias (dias 22/23)?

Desde já agradeço a disponibilidade a quem me possa esclarecer.

Bem-Haja.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias Vs Dias de escala

31 Out. 2014 15:50 #12525
Caro S.Afonso, boa tarde.

Um dos períodos de férias de qualquer trabalhador deve ter, no mínimo, 10 dias consecutivos de descanso. Assim, as férias podem iniciar-se a uma 2ª feira, depois de um fim de semana de trabalho e terminar numa 6ª feira, seguindo-se um fim de semana de trabalho. O fim de semana do meio é que não pode ser utilizado para agendamento de escala, uma vez que interromperia o período mínimo de 10 dias consecutivos de férias anuais do trabalhador. As férias nunca podem ser marcadas a partir do dia de descanso semanal do trabalhador.
Tempo para criar a página: 0.274 segundos