Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o 25 Novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (Resolução 54/134 de 1999).

A premissa deste dia é aumentar a consciência do facto de que as mulheres em todo o mundo estão sujeitas a muitas formas de violência e violações, sendo objetivo destacar que a escala e a verdadeira natureza do problema são, muitas vezes, escondidos.

Este ano o tema oficial da campanha UNiTE ( http://endviolence.un.org/ ) do Secretário-Geral da ONU para o Fim da Violência contra a Mulher é "Laranja no Mundo em 16 Dias". A campanha estende o dia alaranjado ao longo dos "16 Dias de Ativismo". A data do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres também marca o início dos "16 Dias de Ativismo " que antecede o Dia dos Direitos Humanos a 10 Dezembro.

A data baseia-se no assassinato de três irmãs Mirabal, ativistas políticas da República Dominicana, em 1960, a mando do ditador Rafael Trujillo (1930-1961). Em 1981, ativistas assinalaram o 25 Novembro como um dia de luta contra a violência contra as mulheres e como forma de coniencialização mais ampla sobre o tem. Em 17 Dezembro 1999, a data teve o reconhecimento formal das Nações Unidas (ONU).

A ONU e a União Inter-Parlamentar têm encorajado os governos, organizações internacionais e ONGs a organizar atividades para apoiar este dia como uma observância internacional. O UNIFEM ( Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher em http://www.unifem.org/ ) celebra este dia com sugestões para outras organizações para celebrá-lo.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki -moon afirmou: "Congratulo-me com o coro de vozes que clamam por um fim à violência que afeta 1 em cada 3 mulheres na sua vida. Aplaudo os líderes que estão a ajudar a promulgar e aplicar leis e mudar mentalidades. Presto homenagem a todos aqueles heróis em todo o mundo que ajudam as vítimas e que se tornam agentes de mudança.". 

Fonte: http://www.unwomen.org/en/news/in-focus/end-violence-against-women

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas - Ban Ki-moon - para o dia 25 Novembro 2013 em http://www.un.org/en/events/endviolenceday/2013/sgmessage.shtml

Mensagem do Diretor Executivo das Nações Unidas para as Mulheres - Phumzile Mlambo-Ngcuka - no Dia International para Acabar com a Violência Contra as Mulheres 2013 em http://www.unwomen.org/en/news/stories/2013/11/ed-message-on-international-day-for-the-elimination-of-violence-against-women


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas