Skip to main content

Método da Temperatura Basal

O Método da Temperatura Basal pode ser aplicado tanto como contracetivo como para facilitar uma fecundação/gravidez.

Este método tem por base o aumento da temperatura do corpo da mulher provocado pela progesterona após a ovulação, o que ocorre uma vez por mês. Quando a temperatura do corpo sobe é sinal que a mulher ovulou e que está fértil. Por norma, a temperatura sobe 2 graus Centígrado ou 4 graus Farenheit. A fertilidade dura cerca de 10 horas por mês, que é o tempo de vida do óvulo depois de sua saída do ovário.

Para adiar uma gravidez pelo Método da Temperatura Basal, deve haver abstinência sexual desde a menstruação até três dias após o aumento da temperatura, e sobretudo nos seis dias anteriores ao aumento da temperatura. Este método tem uma segurança de cerca de 99% mas exige uma abstinência prolongada.

Para facilitar uma fecundação/gravidez, no caso de não haver qualquer problema de infertilidade nos elementos do casal, deve haver relações sexuais, pelo menos, nos seis dias anteriores ao aumento da temperatura e até três dias depois do aumento da temperatura.

Conselhos práticos e considerações:

  • Medir a temperatura todos os dias à mesma hora, preferencialmente de manhã, ao acordar, após um mínimo 3 horas consecutivas de sono, sem sair da cama e durante, pelo menos, 6 meses.

  • A temperatura medida depois de ir à casa de banho, brincar com o companheiro/marido ou abrir a janela não corresponderá à temperatura basal correta.

  • Medir a temperatura sempre com o mesmo termómetro e nas mesmas condições. Se o termómetro for analógico é recomendável prepará-lo à noite, não sendo aconselhável sacudir o termómetro de manhã.

  • É ideal se a temperatura for medida 12 horas depois de ter ingerido qualquer alimento ou sem que tenha havido quaisquer alterações emocionais.

  • Bebidas alcoólicas, insónias, medicamentos e febre podem influenciar a temperatura basal, por isso recomenda-se que anote quaisquer elementos que fujam à sua rotina de vida normal.

  • É ideal utilizar o método vaginal ou anal para medir a temperatura pois permitem uma medição com menores alterações.

  • Se usar o método oral deve colocar o termómetro sempre no mesmo local da boca e se dormir com a boca aberta este método não é recomendado, pois dá alterações na medição.

  • Anote as temperaturas em gráfico para ter uma visualização adequada das variações da temperatura.

  • Após a ovulação a temperatura basal da mulher pode aumentar aproximadamente 2 graus Centígrado ou 4 graus Farenheit e permanece alta até o início da menstruação seguinte.

  • Caso a mulher engravide a temperatura permanecerá mais elevada durante toda a gravidez.

  • O período fértil da mulher tem uma duração que vai desde de 3 a 4 dias antes da ovulação (quando o ovário expele um óvulo) até 2 a 3 dias após a mesma, sendo que os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas dentro do organismo feminino.

  • A subida inicial da temperatura indica que a mulher ovulou no dia anterior à primeira subida, sendo que se deve confirmar a ovulação com, pelo menos, a medição de 3 temperaturas.

  • A temperatura pode baixar 1 ou 2 dias antes de ovular, mas se subir e se mantiver mais elevada confirma-se a ovulação.

  • Entre 7.º e o 10º dia após ovulação, caso haja fecundação, dá-se a implantação do embrião no útero, o que costuma durar cerca de 1 semana.

Consulte

Sabias que podes calcular os dias do período fértil?

A contracepção de emergência pode ser utilizada quando houve falhas do método habitual

A pílula contraceptiva é um dos métodos mais eficazes para prevenir uma gravidez não desejada

Podes fazer algumas coisas para evitar uma gravidez não desejada quando não tomaste a pilula

Sabias que para saberes se estás grávida podes efectuar um teste de gravidez?

Sabias que pode existir a possibilidade de gravidez na prática de sexo anal?

Sabias que a técnica do coito interrompido pode dar origem a uma gravidez não desejada?

O método do calendário enquanto contraceptivo não é seguro nem fiável para evitar uma gravidez

Os métodos da observação do muco cervical e da temperatura podem ajudar quando se tenta engravidar?

Sabias que é possível ocorrer uma fecundação durante a menstruação?

Sabias que a gravidez não é possível quando há relações sexuais com roupa?

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Beatriz Madeira
Caras Rosilene e Roziane,

A única sugestão que vos posso dar é que a Rosilene e o marido consultem um/uma especialista em fertilidade. Ninguém melhor do que um/uma médico/a para avaliar todas as perspetivas do assunto e orientar para a melhor solução. Por vezes pode não estar bem identificada a causa do problema e ser até de fácil resolução...

Rosilene
gravidez
:smile:oi meu nome é Rosilene eu tenho uma dúvida já tenho 11anos de casada e só consegue engravidar 1 vez apos tratamento e mesmo assim abortei sem saber que tava gestante...minha menstruação passa até 6meses sem descer se eu não tomar remédio passa mas tempo o que fazer para engravidar tenho 30 anos.
Roziane
gravidez
olá meu nome é Roziane tenho uma duvida minha irmã se chama Rosilena ela tem 30 anos e tem problemas para engravidar ele ja fez tratamento engravidou e abortou sem saber que tava gravida hoje apos um ano ela não consegue mas engravidar e a menstruação dela passa até 5 ou mas meses sem vir o que fazer?