Skip to main content

Tomo a pílula contracetiva mas vou ter que tomar outros medicamentos, o que faço?

Seja qual for o contracetivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vais tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contracetivo da pílula que estás a utilizar.

Existem vários tipos de pílulas contracetivas:

  1. A pílula contracetiva combinada (“a pílula combinada monofásica”), na qual cada comprimido contém duas hormonas femininas diferentes (um progestagénio e um estrogénio).
  2. A pílula contracetiva trifásica , na qual os comprimidos contêm duas hormonas femininas diferentes (um progestagénio e um estrogénio), mas onde os comprimidos apresentam dosagens diferentes de hormonas.
  3. A pílula contracetiva constituída só com progestagénio, na qual cada comprimido contém apenas uma hormona feminina (gestogeno) e não contém estrogénio (etenilestradiol).

Seja qual for o contracetivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vás tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contracetivo da pílula que estás a utilizar.

Alguns Exemplos:

  1. Antibióticos para outras doenças infecciosas (por ex. penicilinas, tetraciclinas, griseofluvina); antibióticos para outras doenças infecciosas
  2. Medicamentos para o tratamento da epilepsia (por ex. primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato)
  3. Medicamentos para o tratamento da tuberculose (por ex. rifampicina, rifabutina)
  4. Medicamentos utilizados para a infecção por VIH (por ex. ritonavir, nevirapina)
  5. Produtos naturais como a Erva de São João ou hipericão

A pílula pode também interferir com a acção de outros medicamentos, por exemplo, medicamentos que contenham ciclosporina ou o anti-epiléptico lamotrigina.

Nota: Medicamentos para o tratamento de Tuberculose  ou Epilepsia têm uma acção prolongada no organismo (até 8 semana após a paragem do tratamento).

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Anónimo
Cotrimoxazol
Esse medicamento corta o efeito da pílula? Estou com uma infecção urinária e gostaria de saber se não fim da medicação terei de ter cuidado. Obrigado.
Rita
Venlafaxina e sedoxil
tomo a pílula sibilla, mas tomo o sedoxil e a venlafaxina, estes medicamentos cortam o efeito da pílula????
anonimo
erva de sao joao
boa tarde, estou a tomar a pílula a dois anos, só que na segunda tive diarreia e tomei o chá de são joao e na sexta tive relações será que há risco de dar gravida?
Rita
Medicamentos que cortam o efeito da pilula
Ola. Eu tomo a pilula minigest e vou ter de começar a fazer tratamento com o medicamento "sertralina ratiopharm 50 mg", goataria de saber se corta o efeito da pilula em geral.
debora
cyclo 3 tira o efeito da pilula tomo minigeste
tomo a pilula minigeste e kero saber se este medicamento para as
varizes tira o efeito (cyclo 3)

Na
Pilula
Olá, eu tomo a pilula Etinilestradiol Gestodeno Generis e estou a tomar Broncho-vaxom este medicamento corta o efeito da pilula?

Obrigada

Catarina Salgado
Diane 35 vs Exxiv 60mg
Boa tarde , estou a tomar o anti inflamatorio Exxiv 60mg para uma tendinite , gostaria de saber se este remedio corta o efeito da pilula diane 35 ? obrigada
ju
pilula e antibioticos
boa noite, gostaria de saber se ao tomar um antibiótico e tiver tido relações sexuais dois dias antes e mesmo tomando a pilula, estarei a por em causa uma gravidez indesejada??? os antibióticos cortam a pilula tomada nos dias anteriores e posteriores?
Andreia Filipa
Pílula + afrodisíacos naturais
Gostava de saber se os afrodisíacos naturais cortam o efeito da pílula..?
Adriana da Silva Ribeiro
alprazolam + tâmisa 30
O remédio alprazolam 0,25mg pode reduzir o efeito contraceptivo do tâmisa 30?