Skip to main content

Janeiro de 2009 - Cancro do Colo do Útero: Aprovada Aquisição de 400.000 Vacinas

O Conselho de Ministros aprovou, em Janeiro de 2009, a aquisição de 400.000 vacinas destinadas a prevenir o cancro do colo do útero. A medida insere-se no Programa Nacional de Vacinação e pretende combater a infecção por vírus do Papiloma Humano, responsável por 300 mortes anuais de portuguesas.

Reunido na Presidência do Conselho de Ministros, aquele órgão aprovou a Resolução que autoriza a aquisição de vacinas contra a infecção por vírus do Papiloma Humano. O diploma estabelece uma “despesa no valor de 16.635.850 euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, referente à aquisição de vacinas contra aquela infecção, ao abrigo de contratos públicos de aprovisionamento, bem como a realização dos procedimentos necessários”.

A vacina contra o vírus do Papiloma Humano foi iniciada em 2008, tendo Portugal sido o segundo país europeu a incluí-la no Programa Nacional de Vacinação. Nesse ano foram vacinadas as jovens que fizeram 12 anos e, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, é “objectivo para 2009 vacinar todas as que completem 13 e 17 anos, de forma a cobrir toda a população feminina jovem – uma vez que a eficácia da vacina é reduzida a partir do início da vida sexual”.

Fonte: Portal do Cidadão com Conselho de Ministros

Consulte

APF preocupada com as medidas anunciadas pelo Ministro da Saúde - Contracepção e vacina cancro do colo do útero

  • Criado em .
  • Última atualização em .
sidineia silva pereira
27
ola boa tarde...estou escrevendo ester comentario...porque vir aqui na internt..ja fui amarrada meu utero..pra 7 ano...agora naum consigo me engravida Gostaria sber tenho possibilidade ter me gravida outra vez a corre ao medicos...ja tenho 2 filhos gostaria ter mais...obrigada aguardo respondar
Pedro Ferreira
Olá mb,
Deixamos desde já o link do site da DGS com as recomendações sobre a vacina do HPV - http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus que se transmite através das práticas sexuais e é a causa mais frequente de infecção nas pessoas a nível mundial. Existem vários subtipos de HPV, sendo que uns são mais perigosos e outros desaparecem de forma natural. Muitos de nós não sabemos que os “cravos e verrugas” que podem surgir nas mãos e/ou pés são um tipo de HPV. Mas alguns tipos de HPV podem levar ao desenvolvimento do cancro do colo do útero, vagina, vulva ou do ânus. O ideal é que a rapariga seja vacinada antes de ter iniciado a sua vida sexual (pois reduz a probabilidade de ter estado em contacto com o HPV), no entanto sabe-se que a vacina pode ser benéfica entre os 9 e os 26 anos – mesmo que a mulher já tenha iniciado a sua vida sexual).
Não existe nenhuma advertência expressa para não existir o início da vida sexual, no entanto podes falar com o/a teu médico/a assistente sobre essa questão. MAS mesmo que a mulher tenha a vacina do HPV, ela fica protegida contra todos os tipos de infecção por HPV, por isso deverá continuar a utilizar o preservativo (masculino e/ou feminino) que é o único método de redução da probabilidade de infecções sexualmente transmissíveis.

mB
17
ja tomei 2 doses da vacina contra o colo do utero se iniciar a vida sexual antes e tomar a 3 dose posso ter problemas??