Boletim

O uso correcto do preservativo masculino pode evitar uma gravidez

O uso correcto do preservativo masculino pode evitar uma gravidez 4.6 out of 5 based on 14 votes.
Votos de utilizador:  / 14
FracoBom 

O preservativo masculino é um método contraceptivo chamado 'de barreira' porque impede que os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) cheguem ao óvulo (célula reprodutora feminina), fecundando-o e dando origem a uma gravidez.

Para que o preservativo seja eficaz deve ser colocado desde o início da relação sexual, com o pénis em erecção e antes de qualquer contacto genital, evitando a passagem de fluidos que já contenham espermatozóides para a vagina. No final da relação sexual o preservativo deve ser retirado após a ejaculação, antes do pénis começar a perder rigidez. Voltando o pénis ao estado de flacidez deixa o preservativo largo, podendo haver 'fugas' de esperma, o que pode constituir um risco de gravidez devido à possibilidade de escorrer esperma para o interior da vagina. É de extrema importância uma leitura atenta do folheto informativo que acompanha a embalagem dos preservativos.


Daniela Community Builder Avatar   25.07.2014 (19:25:27)
Atraso menstrual Sim Não

Olá,

Tive relações protegidas no dia 26 de maio, o meu ultimo periodo menstrual acabou dia 25 desse mês mas desde ai que não apareceu, ou seja, há cerca de 2 meses. Não noto nenhum sintoma de gravidez para além de umas cólicas intestinais de vez em quando. posso estar grávida?

 
 
       
 
sofia demetrio Community Builder Avatar   14.01.2013 (11:19:05)
Sim Não

Ola,tive um parto normal á 7 meses atras, tive sangramento durante 40 dias, entretanto ja me apareceu o periodo estes dois meses anteriores e no mesmo dia mas este mes tive relaçoes com o meu marido com presevativo á 1 semana atras mas entretanto o periodo era p ter vindo no dia 10 visto q nos outros 2 meses anteriores tb foi nesse dia e entretanto ainda nao veio eu estou a amamentar so ja durante a noite e neste momento nao tomo nada pode haver possibilidade de ter engravidado?

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   09.04.2013 (13:49:44)
Sim Não

Olá Sofia!

Quando há relações sexuais não protegidas, sem preservativo ou outro método contraceptivo, mesmo quando não há uma penetração completa ou ejaculação dentro da vagina, ou quando há um "encosto" do pénis à vagina, ou mesmo durante a menstruação, e também em situações "pós-parto", existe a probabilidade de engravidar. O líquido pré-ejaculatório dos homens pode conter alguns espermatozóides que podem vir a fecundar um óvulo e dar origem a uma gravidez. A fecundação pode ocorrer durante alguns dias após a relação sexual não protegida. Para teres a certeza se existe, ou não, uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação e que uses preservativo nas relações sexuais.

 
 
  Alice Costa      
 
guida fernandes Community Builder Avatar   28.04.2014 (16:45:17)
possibilidade de gravidez Sim Não

Olá, eu tive recentemente relações sexuais protegidas com o meu namorado mas antes de colocar o preservativo ele encostou várias vezes o pénis na minha zona vaginal... Poderei ter engravidado, apesar de nao estar no período fértil?

 
 
  guida fernandes      
 
Isabel Community Builder Avatar   14.12.2012 (22:47:18)
ausencia de mestruação Sim Não

Boa noite, eu tive relações á 7 semanas, passadas 2 semanas tive a mestruação, desde então não tive nais relações e agora tenho a mestruação atrasada, existe a possiblidade de estar grávida?

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   02.01.2013 (17:36:12)
Sim Não

Olá Isabel,
referes que as relações sexuais existiram há 7 semanas e após essa situação a menstruação surgiu.Assim sendo não deverá existir a possibilidade de gravidez. No entanto se ainda não tiver surgido a menstruação na altura que receberes esta respostas poderás fazer um teste de gravidez, para ficares mais tranquila. Se tiveres mais questões podes sempre voltar a entrar em contacto connosco.
A Equipa Sabias Que

 
 
  Alice Costa      
 
vivianekeke Community Builder Avatar   01.12.2012 (18:59:05)
possível gravidez Sim Não

ola,eu tive relacoes sexuais varias vezes com o meu marido,com preservativo,so que, antes de colocar o preservativo,nos faziamos um pouco sem.e a mais ou menos 3 meses a tras eu tive um aborto espontanio ,entao no mes de setembro a minha menstruacao veio mais ou menos no dia 24,25 e, no mes de outubro ela veio 14,15,so que em novembro ela nao veio de jeito nenhum,entao eu estou sem saber o que pode estar acontecendo.porfavor se for possivel me ajude a tentar a esclarecer as minhas duvidas.desde ja muuuuuuuito obrigada..

 
AttachmentSAM_0214.jpg
       
 
quevergonha Community Builder Avatar   Website 10.09.2012 (09:58:38)
Sim Não

eu e o meu namorado usamos sempre preservativo mas antes dele o colocar ele coloca o penis dentro de mim e fazemos um pouco sem preservativo só para provocar um ao outro mas ele coloca logo o preservativo. eu gostaria de saber se é possivel engravidar assim visto eu não tomar a pilula. acho que estou com alguns dias de atraso. o que me aconselham.
cumprimentos e obrigada por responderem

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   16.10.2012 (17:01:59)
Sim Não

Olá quevergonha,

Quando há relações sexuais não protegidas, sem preservativo ou outro método contracetivo, mesmo quando não há uma penetração completa ou ejaculação dentro da vagina, ou quando há um "encosto" do pénis à vagina, ou mesmo durante a menstruação, existe a probabilidade de engravidar.

O líquido pré-ejaculatório dos homens pode conter alguns espermatozoides que podem vir a fecundar um óvulo e dar origem a uma gravidez. A fecundação pode ocorrer durante alguns dias após a relação sexual não protegida.

Para teres a certeza que existe/não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação e que uses preservativo nas relações sexuais desde o início da penetração (ou até mesmo antes).

 
 
  Alice Costa      
 
tânia soares Community Builder Avatar   20.08.2012 (14:20:43)
Sim Não

boa tarde. Tive relações sexuais com o meu namorado usando o preservativo. No fim , verificámos se tinha rompido, enchendo-o com agua, e não tinha rompido. Tenho o período um pouco irregular, mas que adianta ou atrasa uns 2, 3 dias. Tenho os seios um pouquinho doridos (o que também costuma acontecer na altura da menstruação) e tenho sentido umas dores de barriga, algumas parecendo as dores da menstruacao, e outra ao pé do osso pélvico do lado esquerdo . Estou com um atraso de 6 ou 7 dias. Poderei estar grávida?

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   03.09.2012 (16:37:05)
Sim Não

Olá Tânia Soares,

Os sintomas que apresentas tanto podem ser da menstruação como, efetivamente, de uma gravidez.


Para teres a certeza que existe/não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.

 
 
  Alice Costa      
 
Verónica Community Builder Avatar   09.07.2012 (05:51:27)
atraso menstrual Sim Não

Boa noite, decidi fazer uma pausa na toma da pílula, o período veio, porém, em menos quantidade. No mês a seguir, uns dias antes do período aparecer, fiz relações sexuais com preservativo, a meu ver não rompeu nem nada e não estava no período fértil. Mas já passou quase um mês e o período ainda não apareceu! Não sei se foi por causa da pausa da pílula, se engravidei mesmo com o preservativo, ou por causa de muito stress que já tenho há muito tempo. Antes de fazer relações sexuais, já sentia dores menstruais, e sinto agora também. Agradecia que me ajudassem.

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   13.08.2012 (12:13:36)
Sim Não

Olá Verónica,
Pelo que descreves não existiu qualquer situação fora do normal aquando a utilização do preservativo. Caso tenha sido utilizado corretamente (o que implica, entre outras, uma colocação correta antes de qualquer contacto entre os órgãos genitais e a sua remoção após a ejaculação), este “atraso” no surgimento da menstruação pode ter muito a ver com a paragem da pílula.

Regra geral, quando uma mulher toma a pílula, faz a toma dos 21 comprimidos e posteriormente existe uma paragem, altura na qual surge a hemorragia de pausa/menstruação, o que quer dizer que tem um ciclo muito regular e provocado pela toma da pílula.

Ao existir a paragem da toma da pílula podem existir outros fatores que alteram a data da menstruação (como o stress), ou simplesmente o facto da mulher ter ciclos menstruais mais longos (comparativamente com uma situação na qual está a tomar a pílula).

Caso tenhas mais questões podes sempre voltar a escrever, até breve! A Equipa Sabias Que

 
 
  Alice Costa      
 
Alice Costa Community Builder Avatar   18.05.2012 (15:16:38)
Sim Não

Rafael Escreveu:

Boa tarde. Eu e a minha namorada tivemos relações sexuais protegidos. No entanto quando tive o orgasmo e acabamos o acto, ela saiu e o preservativo foi com ela. Como precaução ela tomou a pílula do dia seguinte passado nem 1h do fim da relaçao. Após 1 semana ela tem a barriga inchada, será que pode estar gravida?


Olá Rafael,
Nas circunstâncias que descreves há alguma probabilidade de ocorrer uma fecundação, sobretudo se a mulher estiver no período fértil. No entanto, a toma da pílula do dia seguinte logo após a relação sexual leva a que haja uma redução dessa probabilidade.
A "barriga inchada" pode dever-se a outra coisa, como seja, por exemplo, as próprias alterações hormonais que ocorrem quando se toma a pílula do dia seguinte. Para "jogar pelo seguro", o melhor é mesmo fazer um teste de gravidez que sugerimos que seja feito 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.

Continuem a usar preservativo nas relações sexuais e segurem-no na base no momento de retirar o pénis.
 
 
  Alice Costa      
 
Alice Costa Community Builder Avatar   18.05.2012 (15:09:33)
Sim Não

susana Escreveu:

Boa tarde, No dia 23 terminou a minha menstruação que durou os dias normais, no entanto , hoje dia 04 de Março voltei a menstruar. Começei o mês passado a tomar a pilula tri minulet será por isso? Mas ainda nem terminei a pilula, nem passaram 28 dias para voltar a menstruação. Obrigada pela resposta


Olá Susana,

A toma de contracetivos hormonais leva a "adaptações" por parte do organismo, sendo "normal" haver desregulações na menstruação. No entanto, se os sintomas prevalecerem por mais de 3/4 dias ou se, durante a toma da próxima caixa, voltares a ter os mesmos sintomas, consulta o teu médico assistente. Poderá apenas ser necessário rever o tipo de contracetivo, nada mais.
 
 
  Alice Costa      
 
Alice Costa Community Builder Avatar   18.05.2012 (15:06:32)
Sim Não

Maria Escreveu:

Por exemplo se hoje começar a tomar a pilula, e amanha tiver relaçoes sexuais ha possibilidade de engravidar? ou a pilula atua logo após o primeiro dia de a tomar?


Olá Maria,

Ao contrário de outros contracetivos hormonais, a pílula tem um "período de carência", ou seja, atinge o nível de eficácia máxima apenas após o primeiro mês de toma, sendo perfeitamente seguro a partir da 2ª caixa (se tomado corretamente e de acordo com as indicações médicas).
 
 
  Alice Costa      
 
Maria Community Builder Avatar   17.05.2012 (11:35:54)
Gravidez Sim Não

Por exemplo se hoje começar a tomar a pilula, e amanha tiver relaçoes sexuais ha possibilidade de engravidar? ou a pilula atua logo após o primeiro dia de a tomar?

 
 
       
 
susana Community Builder Avatar   04.03.2012 (17:08:08)
menstruação a mais Sim Não

Boa tarde,

No dia 23 terminou a minha menstruação que durou os dias normais, no entanto , hoje dia 04 de Março voltei a menstruar. Começei o mês passado a tomar a pilula tri minulet será por isso? Mas ainda nem terminei a pilula, nem passaram 28 dias para voltar a menstruação.
Obrigada pela resposta

 
 
       
 
Rafael Community Builder Avatar   26.02.2012 (14:29:38)
Sim Não

Boa tarde.
Eu e a minha namorada tivemos relações sexuais protegidos. No entanto quando tive o orgasmo e acabamos o acto, ela saiu e o preservativo foi com ela. Como precaução ela tomou a pílula do dia seguinte passado nem 1h do fim da relaçao. Após 1 semana ela tem a barriga inchada, será que pode estar gravida?

 
 
       
 
Rafael Community Builder Avatar   26.02.2012 (13:58:37)
Gravidez Sim Não

Boa tarde.

Eu e a minha namorada estávamos a ter relações sexuais protegidos, ate que eu tive o orgasmo, ai acabamos e no momento em que ela saiu o preservativo foi com ela. Para prevenir comprou-se a pílula do dia seguinte, e ela tomou-a passado nem 1h da relação sexual. Ela sente a barriga inchada há já 1 semana, será que pode estar gravida?

 
 
       
 
 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.

Antispam Actualizar imagem Sensível a maiúsculas