Pílula contraceptiva: método eficaz para prevenir uma gravidez não desejada

Votos de utilizador:  / 31
FracoBom 

A maioria das pílulas controla o ciclo menstrual, ou seja, impede a ovulação, a libertação de um óvulo maduro (fecundável) pelo ovário. Quando se toma a pílula a mulher não tem um período fértil, pois os ovários estão 'adormecidos'. Assim, impede-se a fecundação, logo, a gravidez.

Se a pílula for tomada correcta e regularmente, sem esquecimentos e sem interferências de medicamentos, episódios de diarreia e/ou vómitos, tem a sua eficácia máxima, significando que, mesmo durante os dias de pausa a mulher continua protegida, podendo ter relações sexuais sem correr o risco de engravidar.

Existem regras básicas para uma adequada utilização da pílula:

  • Esquecimentos superiores a 24 horas podem afectar a eficácia da pílula

  • Toma de outros medicamentos pode inibir/reduzir o efeito contraceptivo da pílula

  • Vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma da pílula podem afectar a sua eficácia

Seja qual for o contraceptivo oral que utilizes deves sempre confirmar/informar o teu médico assistente no sentido de saberes se outro(s) medicamento(s) que vais tomar têm algum dos princípios activos que interfere(m) no efeito contraceptivo da pílula que estás a utilizar. Consulta o artigo "Tomo a pílula contraceptiva mas vou ter que tomar outros medicamentos, o que faço?" para mais informações.


ana isabel Community Builder Avatar   27.08.2014 (21:56:13)
sexo sem preservativo Sim Não

Boa noite, é o seguinte:
Eu comecei a tomar a pílula Aranka (pela primeira vez, nunca tendo tomado nenhuma pilula) no dia 3/6 domingo, e parei dia 23/6 para a pausa dos sete dias, e o período veio no quarto dia da pausa (dia 28/6, hoje) como é normal. A minha dúvida é se, já tendo tomado um mês de pílula, todos os dias a mesma hora, se agora quando retomar para a segunda cartela (que irá ser comecada no domingo dia 31/6) já posso ter relações sem preservativo? Sem ter surpresa de gravidez indesejada.
Agradecia uma resposta, muito obrigada :)

 
 
  ana isabel      
 
natalia Community Builder Avatar   25.04.2014 (19:43:54)
deixar de tomar anticocepicional Sim Não

ola, eu tomo yasmim a 6 anos pois tenho sop, e a 1 mês to a tomar generico dele o aranka, gostaria de saber se eu parar de tomar tem possibilidade de ficar desregulada, pois tenho meu ciclo mestrual regulado, aguardo resposta ...obrigada

 
 
       
 
Carla Community Builder Avatar   11.09.2013 (17:57:18)
Possibilidade de Gravidez Sim Não

Boa Tarde.
Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida, é o seguinte: eu e o meu namorado tivemos relações sexuais no dia 2 de Setembro, eu estava a tomar a pílula Miranova e usámos preservativo na penetração, mas antes ele roçou o pénis dele na minha vagina mas não saiu nada, ou seja, ele não ejaculou perto.
Existe possibilidade de estar grávida?

 
 
       
 
Clara Community Builder Avatar   27.08.2013 (02:11:56)
Corrimento Sim Não

Boa noite,

Tenho uma dúvida já me tentei informar mas não cheguei a nenhuma conclusão. E já tenho uma consulta marcada para a ginecologista, mas até lá gostaria que. me pudesse esclarecer…

Tomo anticoncepcional há 4 anos, nunca me esqueci de tmr, por vezes tenho relações sexuais sem preservativo com o meu namorado, acontece que quase todos os meses uma semana antes de me vir o período tenho um corrimento sanguíneo ou meio acastanhado, pois o que me preocupa… E quando acontece fico um pouco desesperada, porque o anticoncepcional serve para prevenir uma gravidez indesejada ao contrário do preservativo que previne as doenças sexuais transmissíveis.
Falei com uma amiga enfermeira que me disse que os pensos diários poderiam causar irritação, pois eu sempre usei. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   27.08.2013 (17:49:06)
Sim Não

A resposta em http://sabiasque.pt/forum/5-outros-assuntos-sobre-sexualidade/9112-corrimento-clara.html

 
 
  Alice Costa      
 
rita machado Community Builder Avatar   14.05.2013 (22:41:59)
Sim Não

ola! comecei a tomar a pilula pela primeira vez no dia 3 de maio, que foi o primeiro dia da menstruação. no dia 5 tive relaçoes sexuais com o meu namorado por pouquissimo tempo sem preservativo e depois usamos preservativo para continuarmos e para ele nao ejacular dentro de mim... ha a possibilidade de ter ocorrido fecundação naquela "brincadeira" inicial?
aguardo resposta!

 
 
  rita machado      
 
Alice Costa Community Builder Avatar   15.05.2013 (18:08:01)
Sim Não

Olá Rita.

A pílula anticoncepcional é um métodos mais eficazes para prevenir a gravidez (ver sabiasque.pt/familia/sexualidade/110-a-pilula-contraceptiva-e-um-dos-metodos-mais-eficazes-para-prevenir-uma-gravidez-nao-desejada.html) mas deve ser tomada, pelo menos, durante um mês completo para atingir a sua eficácia máxima.

Quando há relações sexuais não protegidas, sem preservativo ou outro método contraceptivo, mesmo quando não há uma penetração completa ou ejaculação dentro da vagina, ou quando há um "encosto" do pénis à vagina, ou mesmo durante a menstruação, existe a probabilidade de engravidar. O líquido pré-ejaculatório dos homens pode conter alguns espermatozóides que podem vir a fecundar um óvulo e dar origem a uma gravidez. A fecundação pode ocorrer durante alguns dias após a relação sexual não protegida.

Para teres a certeza que existe/não existe uma gravidez, sugerimos que faças um teste 3 semanas após o dia da relação sexual desprotegida ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação e que uses preservativo nas relações sexuais.

 
 
  Alice Costa      
 
Diana Costa Community Builder Avatar   27.04.2013 (16:58:37)
Importante Sim Não

Ontem tive a minha primeira relação sexual. Antes de termos começado o ato, masturbamos-no um ao outro e o meu namorado ejaculou. Fiquei com esperma na mão mas limpei.. O facto de estar um pouco preocupada é que depois de ter limpado a mão, fiquei com ela completamente seca, enfiei um dedo na minha vagina para ver se estava molhada.... Há motivos para alarme? Estou preocupada.....
PS: das duas vezes que ele me penetrou, usá-mos preservativo.

 
 
  Diana Costa      
 
Alice Costa Community Builder Avatar   15.05.2013 (18:05:32)
Sim Não

Olá Diana,

Não podemos dizer que é impossível ter acontecido uma fecundação, mas será bastante improvável uma vez que, como dizes, o esperma estava já seco.

No entanto, se quiseres ficas descansada, sugerimos que faças um teste de gravidez 3 semanas após o dia da relação sexual ou 1 semana após a data prevista para início da menstruação.

 
 
  Alice Costa      
 
Wanessa Fortes Community Builder Avatar   29.03.2013 (21:58:20)
sobre valette Sim Não

Oi nunca tomei nenhuma pílula entao o meu médico receitou a pílula valette entao comecei a tmar logo no dia k apareceu o meu período è k agora nao sai quase nada è normal isso. Quando devo parar de tomar visto k hoje pode nao sair e amanhã voltar a sair?

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   09.04.2013 (12:48:31)
Sim Não

Olá Wanessa!

É normal haver alterações no fluxo menstrual quando se toma a pílula.

Não deves interromper ou alterar a toma da pílula sem voltares a falar com o teu médico.

 
 
  Alice Costa      
 
raquel Community Builder Avatar   22.01.2013 (20:41:01)
medicamentos com pilula Sim Não

algum destes medicamentos interfere com a eficácia da pilula trigynera ?
- trifene 400
- etilsuccinato de eritromicina 1000mg
- dul-u-ron forte
é mesmo muito urgente estou preocupada , tomei os tres medicamentos durante a tarde e depois a pilula a noite tudo no mesmo dia pois estou doente ! obrigada

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   09.04.2013 (12:46:35)
Sim Não

Olá Raquel!

Sobre interação da pílula com medicamentos e outras substâncias, por favor, lê a informação disponível em http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/695-interaccao-da-pilula-com-medicamentos-e-outras-substancias.html


Se não obtiveres a resposta que precisas e resides em Portugal, contacta a SEXUALIDADE EM LINHA pelo número 808 222 003. Este serviço é anónimo e confidencial e informa-te na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. Funciona de 2ª a 6ª feira das 10:00 às 19:00 e ao Sábado das 10:00 às 17:00.

 
 
  Alice Costa      
 
paty Community Builder Avatar   16.01.2013 (22:19:16)
queria saber se o antibiotico lavanic corta o efeito da pilula harmonet Sim Não

ola tenho uma duvida o antibiotico lavanic corta o efeito da pilula harmonet. E que a poucos dias tomei este antibiotico e queria saber se e seguro ter relaçoes sexuais sem o uso do peservativo.
Qunto tempo leva o antibiotico a sair do organismo.

 
 
       
 
Alice Costa Community Builder Avatar   09.04.2013 (12:44:33)
Sim Não

Olá paty!

Sobre interação de antibióticos com a pílula, por favor, lê a informação do artigo que encontra em http://sabiasque.pt/familia/sexualidade/348-tomo-a-pilula-contraceptiva-mas-vou-ter-que-tomar-outros-medicamentos-o-que-faco.html

 
 
  Alice Costa      
 
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas