Segurança Social esclarece sobre descontos sociais nas facturas de energia

Votos de utilizador:  / 3
FracoBom 

A Segurança Social disponibiliza, no seu site, informação sobre o Desconto Social para a Energia, que permite que famílias e indivíduos com menores rendimentos possam beneficiar de um desconto na factura da electricidade e do gás natural. O desconto tem início a 1 de Outubro de 2011 e a adesão é efectuada no fornecedor do serviço, não sendo necessária uma declaração da Segurança Social.

logo Segurança SocialSegundo o comunicado, o Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia (ASECE), a Tarifa Social da Electricidade (TSE) e a Tarifa Social do Gás Natural (TSGN) abrangem quem recebe o Complemento Solidário para Idosos, o Rendimento Social de Inserção, o Subsídio Social de Desemprego, o Abono de Família para Crianças e Jovens no 1.º escalão ou a Pensão Social de Invalidez.

A Segurança Social informa que para ter direito aos apoios é necessário ser titular do contrato de fornecimento de electricidade e/ou de gás natural e que o respectivo consumo de energia se destine a uso doméstico em habitação permanente. Na electricidade, a potência contratada não pode ultrapassar os 4,6 KVA, enquanto o consumo de gás natural está limitado a 500 metros cúbicos.

A adesão aos apoios é feita junto do fornecedor de electricidade ou gás natural, que posteriormente valida com a Segurança Social o acesso aos apoios. Os pedidos podem ser efectuados até 31 de Dezembro de 2011, sendo que o desconto é garantido desde o dia 1 de Outubro de 2011.

O valor do desconto do ASECE em 2011 é de 13,8%, a aplicar na factura de electricidade. O desconto da TSE em 2011 é de € 0,17/KVA e incide sobre a potência contratada, enquanto o desconto da TSGN para 2011/2012 chega aos 13% na tarifa de acesso à rede, que equivale a 6% do valor da factura.

Para mais informações consulte o folheto informativo e as perguntas frequentes disponibilizadas pela Segurança Social.

Data: 27-09-2011

Fonte: Portal do Cidadão com Segurança Social


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas