Skip to main content

Crianças até Dois Anos incluídas na 2.ª Fase de Vacinação da Gripe A

Teve início, a 16 de Novembro, a segunda fase de vacinação contra a gripe A que, além de doentes crónicos e profissionais de saúde em contacto directo com doentes (grupo B), foi já alargada às crianças saudáveis dos seis aos 24 meses, pela “evidência de que este grupo tem um risco acrescido para complicações”.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma Circular Normativa onde anuncia que em relação ao grupo B de vacinação contra a gripe A, “considerou-se adequado incluir todas as crianças, com ou sem patologia, com idades entre os seis meses e os dois anos, uma vez que existe a evidência de que este grupo tem um risco acrescido para complicações”.

Estava previsto que as crianças nesta faixa etária começassem a ser vacinadas mais tarde, em função da chegada de novas doses da vacina. No entanto, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, justifica a sua antecipação com o facto de existirem vacinas suficientes em stock e com uma orientação da Organização Mundial de Saúde, alertando que “as crianças mais pequenas têm um risco acrescido de complicações”.

Para vacinar estas crianças, os pais devem dirigir-se ao local onde vão habitualmente fazer as vacinas do Plano Nacional de Vacinação e perguntar quando podem lá ir vacinar os seus filhos. Para tal, não é necessário apresentar nenhuma declaração médica.

No grupo B, as crianças dos seis aos 24 meses, com ou sem patologia, são consideradas uma prioridade para vacinação, sem prejuízo de se continuar a vacinar as pessoas pertencentes ao grupo A, com ênfase para as grávidas que transitam do 1.º para o 2.º trimestre da gravidez, e outras pessoas do grupo B.

Data: 16-11-2009

Fonte: Portal do Cidadão com DGS

Consulte

Apresentado relatório sobre vacinação anti-gripal em Portugal 2010-2011

  • Criado em .
  • Última atualização em .