Skip to main content
Segurança Social Pensões

Segurança Social - Simulador de Pensões

A Segurança Social tem um novo serviço de simulação de pensões que permite saber qual a data provável de reforma, assim como o valor da mesma nessa data.

Segurança Social reforça serviços online

SEGURANÇA SOCIAL DIRETA - Serviços disponíveis online

Esta nova ferramenta da Segurança Social - acessível através do serviço Segurança Social Direta - permite saber qual a data provável de reforma, assim como o valor da mesma nessa data. O simulador permite ainda saber qual o valor da pensão de reforma noutra data, com penalizações.

Para aceder a este simulador de pensões é necessário estar registado no serviço Segurança Social Direta, sendo possível estimar o valor da pensão de velhice ou de invalidez do regime geral da Segurança Social. O serviço não está disponível para quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações (funcionários públicos) nem para regimes especiais ou para quem tem descontos no estrangeiro.

Para estimar o valor da pensão, o sistema baseia-se em toda a carreira contributiva registada na Segurança Social até ao momento, ao que acresce uma projeção que tem em conta uma inflação de 0,5% por ano e um crescimento real dos salários de 0,5%.

Para se ter direito à pensão é preciso ter, no mínimo, uma carreira contributiva de 15 anos de descontos.

Mais informações sobre esta nova funcionalidade no site da Segurança Social.

  • Criado em .
  • Última atualização em .
José Campos
Beatriz Madeira disse :
Sim, o tempo de desemprego é contabilizado para efeitos de cálculo de pensão de reforma e sim, deverá inserir o valor do subsídio no simulador.



Sim. A sua opinião estará certa, conforme as consultas que diligenciei junto à Seg. Social: feitos 3 contactos a diferentes funcionários(as) em 2 postos também diferentes. Todos concordam.

Obrigado.

Mario Cunha
Esclarecimento sobre pensões
Gostaria de saber se é ´possivel a partir do mês de Julho de 2018, alterar o montante de Retenções IRS, para uma taxa de 15%, em vez dos atuais 10%
Caso afirmativo como devo proceder.
Melhores cumprimentos.
Mario Cunha

José Campos
Reforma - simulador de pensões
O tempo de desemprego do trabalhador, conta como “anos de salários", para efeitos do cálculo do valor da reforma?
Se sim, o valor do subsídio de desemprego deve ser acrescentado no simulador da Seg. Social, por exemplo nos anos 2018 e 2019?

Obrigado pelas respostas.

Antonio Francisco Miranda Realinho
Para quando a resposta ao meu pedido de anos de desconto. E qual o valor
Boa tarde
Fiz pedido dos anos contribuitivos pois no sistema so me aparece de 1982 falta anos para traz e se pedir a reforma neste momento qual o valor a receber.
Estou desempregado nao inscrito no fundodesemprego
O pedido foi feito em 6 /12/2017
Mais tarde pedi calculo montante provavel de pensao a 27/03/2018 e ate agora nenhuma respost.
Agradeco resposta
Obrigado