Skip to main content

Linha de Apoio em Cuidados Paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) é uma associação profissional que congrega profissionais de múltiplas áreas e proveniências que se interessam pelo desenvolvimento e prática dos cuidados paliativos.

AssPortCuidadosPaliativosOs cuidados paliativos definem-se como uma resposta activa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e suas famílias. São cuidados de saúde activos, rigorosos, que combinam ciência e humanismo.

A APCP não é prestadora directa de cuidados a pessoas doentes e suas famílias. Foi fundada na Unidade do IPO do Porto em 1995 e pretende essencialmente:

  • ser um pólo dinamizador dos cuidados paliativos no nosso país e um parceiro privilegiado no trabalho com as autoridades responsáveis pelo desenvolvimento destes serviços.

  • trabalhar em sinergia com organizações que visem o desenvolvimento dos CP e áreas afins em Portugal e no estrangeiro.

  • contribuir para a credibilização e garantia da qualidade das estruturas que prestam e/ou venham a prestar cuidados nesta área.

  • apoiar os profissionais de saúde que se queiram dedicar a esta área da saúde e fortalecer a investigação específica a desenvolver.

Para tal, pretende contar com os sócios que, de uma forma dinâmica e proactiva, queiram participar nas actividades que tenham como finalidade a prossecução dos objectivos propostos.

Uma associação forte e dinâmica poderá reforçar e melhorar o panorama da formação e prestação dos cuidados paliativos em Portugal e, como fim último e central, melhorar a qualidade de vida dos doentes com doença avançada, incurável e/ou progressiva, e suas famílias.

Outubro 2015 – Mês dos Cuidados Paliativos

No âmbito da comemoração dos seus 20 anos, a APCP lança a 1ª Linha de Apoio em Cuidados Paliativos gratuita na área dos cuidados paliativos, em Portugal de forma gratuita e ativa durante todo o mês de Outubro, todos os dias da semana, entre as 20h00 e as 22h00. Através desta Linha Gratuita poderá obter várias informações:

  • O que são os cuidados paliativos;

  • Onde existem e como aceder às Equipas de Cuidados Paliativos, sejam em internamento ou no domicílio;

  • Direitos e deveres no acesso aos cuidados paliativos.

Se é cuidador ou familiar de alguém que necessite de cuidados paliativos ligue 800 209 531.

Os Cuidados Paliativos dão uma resposta ativa às pessoas com doenças prolongadas, incuráveis e progressivas.

Fonte: http://www.apcp.com.pt/

  • Criado em .
  • Última atualização em .