Skip to main content

Taxas de juro 1º trimestre 2014

Os limites máximos das taxas de juro que as instituições financeiras podem praticar nos créditos concedidos serão revistos em baixa no primeiro trimestre de 2014. Saiba o que são e para que servem as principais taxas de juro utilizadas em Portugal e veja os valores das taxas de juros divulgados pelo Banco de Portugal.

Crédito Pessoal, mais difícil mas ainda existe!
Conselho de Ministros propõe Novas Práticas Bancárias no Crédito à Habitação
Reforçada Proteção dos Consumidores nos Contratos de Crédito
Criado Mediador do Crédito para proteger Consumidores
Taxas de juro 1º trimestre 2014
Taxas de juro 2º trimestre 2014

A taxa de juro é o custo do dinheiro, é o valor que tem de se pagar quando se pede dinheiro emprestado (quando se faz um crédito). As taxas de juro mais utilizadas são a Euribor e a TAEG: a Euribor é a taxa de juro mais importante na europa e define a taxa de juro base para empréstimos para habitação; a TAEG é a taxa de juro utilizada para comparar créditos pessoais. Ver em baixo informação mais detalhada sobre EURIBOR, TAEG, TAE e TAN.

Tabela de limites máximos das taxas de juro que as instituições financeiras podem praticar no 1º trimestre 2014:

Tipo de CréditoTAEG máxima
Crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos 5,7%
Outros créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades) 17,2%
Crédito automóvel - Locação financeira ou ALD: novos 8,0%
Crédito automóvel - Locação financeira ou ALD: usados 9,1%
Crédito automóvel - Com reserva de propriedade e outros: novos 11,2%
Crédito automóvel - Com reserva de propriedade e outros: usados 15,3%

Cartões e linhas de crédito, contas correntes e descobertos

23,1%
Ultrapassagens de crédito TAN máxima = 23,1%

EURIBOR

Taxa do mercado monetário interbancário europeu. É uma taxa (percentual) baseada na média das taxas de juros dos empréstimos realizados entre os principais bancos da zona Euro. É a taxa que a maioria dos bancos aplica nos créditos à habitação. A variação da taxa Euribor tem impacto nos juros que os consumidores pagam nos seus créditos: se a taxa sobe, o consumidor paga mais juros; se a taxa desce, o consumidor paga menos juros.

TAEG - Taxa Anual Efectiva Global

Taxa que existe apenas em Portugal e que se aplica nos créditos pessoais ao consumo e nos cartões de crédito. A taxa é uma percentagem que indica o valor total dos custos anuais de um crédito pessoal e pode servir para comparar os créditos, incluindo os dos cartões: aquele que tiver a TAEG mais baixa é o melhor crédito. Esta taxa compreende juros, impostos, imposto do selo e outros encargos do crédito, seguros obrigatórios, despesas de cobrança, comissões, comissões de mediação de crédito, custos de manutenção de conta (caso seja exigida a sua abertura), custos com utilização de meio de pagamento que permita operações de pagamento e/ou utilização de crédito e outros custos com operações de pagamento. Não estão incluídos no cálculo da TAEG os custos de incumprimento de crédito, as importâncias suportadas pelos clientes pela compra de bens ou serviços e os custos notoriais.

TAE - Taxa Anual Efectiva

Taxa de juro fixa ou variável de negociação livre entre a instituição de crédito e o cliente bancário. É uma das componentes do “preço” a pagar pela atribuição do empréstimo. Esta taxa revela o custo efectivo de um crédito habitação e é um excelente indicador para comparar este tipo de créditos. Por norma, a TAE considera os encargos e comissões e impostos e não reflecte os encargos com seguros e outros produtos associados ao crédito habitação.

TAN - Taxa Anual Nominal

Taxa utilizada na maior parte das operações que envolvem o pagamento de juros (remuneração dos depósitos ou definição das prestações) e serve, sobretudo, para comparar créditos à habitação. Esta é uma taxa onde são calculados os juros do crédito considerando o preço pelo qual as instituições bancárias emprestam o dinheiro aos clientes. Esta taxa é aplicada sobre o valor a financiar e ao prazo acordado e incluída na prestação. Por norma, necessita de ser dividida por 12 para se saber o valor mensal.

Fontes:

http://e-konomista.pt/
https://economiafinancas.com/2013/
https://clientebancario.bportugal.pt

  • Criado em .
  • Última atualização em .