Prazos para renovação da Carta de Condução - Janeiro 2013

Votos de utilizador:  / 11
FracoBom 

Os novos prazos de validade das cartas de condução são EXCLUSIVAMENTE aplicáveis às cartas de condução emitidas após o dia 1 de Janeiro de 2013. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) esclarece que os títulos anteriores a 2013 mantêm a validade que consta no documento atual.

Renovação da Carta de Condução 2016
Cartas e Licenças de Condução com novos preços

Segundo as novas regras de revalidação da Carta de Condução:

  • Os condutores de ciclomotores, motociclos e veículos ligeiros passam a renovar a carta de condução a partir dos 30 anos. A revalidação do título é feita de 10 em 10 anos até aos 60 anos de idade, passando depois para 5 anos e, a partir dos 70 anos de idade, para 2 anos.

  • Os motoristas de pesados e restantes categorias passam a renovar a carta de condução a partir dos 25 anos. Os prazos de revalidação são sempre de 5 anos até aos 65 anos de idade, sendo esta a idade limite para conduzir este tipo de veículos.

A revalidação aos 30 e aos 40 anos para os condutores de ligeiros e aos 25 anos para os motoristas de pesados é meramente administrativa, sendo que se mantém obrigatório o exame médico para a revalidação da carta de ciclomotores, motociclos e ligeiros a partir dos 50 anos, e para as restantes categorias a partir dos 25 anos. O novo regulamento exige um "maior rigor na avaliação da aptidão física e mental", tornando-se "mais exigentes no que respeita às condições de visão, diabetes e epilepsia".


Consulte

Alterações ao Código da Estrada - Decreto-Lei n.º 138/2012 - 05-07-2012

Revalidação da carta de condução - 17-10-2012

Cartas e Licenças de Condução com novos preços - 26-11-2010

Revalidação online da carta de condução - 18-12-2008

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas