Aviar receitas médicas com Cartão do Cidadão – Agosto 2015

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

A partir de Agosto deste ano é possível aviar receitas médicas com o Cartão de Cidadão, sem ter de recorrer ao papel e sem ser possível aviar a mesma receita duas vezes.

logo SNSO/A médico/a vai passar a receita no computador, bastando que o utente entregue o Cartão do Cidadão na farmácia, onde é lido e os medicamentos entregues.

O Ministério da Saúde já distribuiu leitores pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo que o sistema vai arrancar em 16 unidades e estando previstas alternativas para quem não tem Cartão do Cidadão.

As portarias publicadas em Diário da República que regulamentam as novas regras são:

  • pdfPortaria nr. 223/2015 – estabelece o procedimento de pagamento de comparticipações do Estado no preço de venda ao público dos medicamentos dispensados a beneficiários do SNS (procede à generalização de um novo modelo de receita desmaterializada);
  • pdfPortaria nr. 224/2015 – estabelece o regime jurídico das regras de prescrição e dispensa de medicamentos e produtos de saúde e define as obrigações de informação a prestar aos utentes (adapta o processo de prescrição, dispensa e faturação numa ótica desmaterializada, para que se possa eliminar os procedimentos que pressupõem o suporte de papel da receita).

receita aviar


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas