Skip to main content

Conta das Emissões Atmosféricas: Redução significativa das emissões de gases com efeito estufa - 2009

Em 2009, estima-se que se tenha registado uma diminuição das emissões de gases de efeito estufa de 4,6%. Esta evolução confirma a tendência, registada a partir de 2006, de dissociação entre a evolução da actividade económica e a evolução da emissão de gases de efeito de estufa. Relativamente ao período de 1995 a 2009, o aumento das emissões de CO2 pelos ramos de actividade económica foi de 6,6%, enquanto o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da economia cresceu 29,8% em volume. No período 2006-2009 registou-se uma diminuição significativa destas emissões ( 11,6%), tendo sido a redução da intensidade energética o factor que mais influenciou esta evolução, reflectindo o uso de formas de energia mais limpas de emissões, nomeadamente as energias hidroeléctrica e eólica e o gás natural.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou, pela primeira vez, os dados referentes a 2009 sobre a Conta das Emissões Atmosféricas e actualiza os dados existentes para 1995 - 2008. Esta nova série incorpora a informação mais recente disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e, também, os dados mais actuais das Contas Nacionais Portuguesas (Base 2006). Alguns indicadores, na medida em que utilizam informação detalhada das Contas Nacionais anuais, apenas disponível nas versões finais destas contas, e não estando ainda disponibilizada a conta final de 2009, foram calculados apenas até 2008. Adicionalmente, apesar da disponibilidade nacional de informação, dado não
existirem ainda a nível europeu dados para 2009, por uma questão de comparabilidade internacional alguns indicadores são analisados apenas para o período 1995-2008.

Consulte o texto Integral: pdf30NAMEA2009.pdf

Consulte

Prolongado Prazo de Candidatura a Programa de Apoio do Fundo Português de Carbono

Candidaturas a Programa de Apoio do Fundo Português de Carbono até 29 de Janeiro

ADENE aconselha a poupar energia com “Condução Eficiente”

  • Criado em .
  • Última atualização em .