Skip to main content

Évora torna-se Primeira Cidade ‘InovCity’ de Portugal

No ano em que comemora o centenário da sua electrificação, Évora foi a cidade escolhida para primeira “InovCity” do país, servindo de piloto ao projecto de rede inteligente de electricidade “InovGrid” da EDP. A iniciativa teve início dia 6 de Abril.

De acordo com o comunicado da EDP, o projecto “InovGrid”, que arrancou ontem, dia 6 de Abril, em Évora, visa “dotar a rede eléctrica de informação e equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, melhorar a qualidade de serviço, diminuir os custos de operação, promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental e potenciar a penetração das energias renováveis”.

Com um investimento de 15 milhões de euros na fase inicial, prevê-se que sejam instalados até ao final do ano cerca de 30 mil contadores inteligentes, designados “Energy Boxes”, nas casas e estabelecimentos comerciais de Évora, alargando depois o conceito a todo o território português.

Estes contadores inteligentes vão estar associados a uma conta gratuita na Internet, a partir da qual os clientes podem aceder e gerir, em tempo real, o estado de toda a rede de distribuição de electricidade, diminuindo significativamente o tempo de duração de eventuais interrupções de serviço, bem como activar remotamente serviços, tais como alterações tarifárias e de potência contratada.

A cerimónia de lançamento da iniciativa decorreu na Praça do Sertório, em Évora, e contou com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, do Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, do Presidente da EDP, António Mexia, e do administrador da EDP Distribuição, Miguel Stilwell Andrade, entre outros.

Data: 07-04-2010

Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com EDP

Consulte

Redes eléctricas inteligentes vão aumentar eficiência energética

Évora torna-se Primeira Cidade ‘InovCity’ de Portugal

  • Criado em .
  • Última atualização em .