GreenFest 2012 - O Empreendedorismo como Atitude!

Votos de utilizador:  / 4
FracoBom 

Este ano, o maior festival de sustentabilidade do país vai impulsionar a criação de novos empreendedores portugueses, incitando os seus visitantes a serem empreendedores em tudo o que fazem. Em qualquer circunstância profissional, trabalhando como empresário ou como colaborador de uma empresa, importa o espírito de iniciativa, a inovação e a criatividade. É uma questão de Atitude!

Greenfest2012Inspirado no formato americano, o Greenfest é o maior evento de sustentabilidade do país e celebra o que de melhor se faz nas três vertentes: económica, social e ambiental. Posiciona-se como uma plataforma de partilha de ideias e experiências e é o palco de prestígio onde se encontram empresas e cidadãos que se preocupam com o futuro.

Para as empresas, representa o espaço ideal para divulgarem tendências responsáveis e se estabelecerem parcerias comerciais entre stakeholders. Para os cidadãos, representa experiências únicas de contacto e aprendizagem sobre as mais diversas formas de contribuir para um mundo cada vez mais sustentável: são muitos os caminhos, mas todos vão dar ao Greenfest.

DESAFIOS

  • Sensibilizar para as questões ecológicas, de justiça social e desenvolvimento económico sustentável.

  • Divulgar iniciativas, produtos e serviços.

  • Partilhar conhecimento de forma inovadora e relevante.

  • Contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos do cidadão e das comunidades.

  • Envolver as empresas e os cidadãos.

 

GREENFEST - Centro de Congressos do Estoril

26, 27 e 28 de Setembro - Das 09h00 às 20h00

29 e 30 de Setembro - Das 10h00 às 20h00

GREENFAIR - Fiartil (Feira de Artesanato do Estoril)

26, 27 e 28 de Setembro - Das 17h00 às 22h00

29 de Setembro - Das 11h00 às 23h00

30 de Setembro - Das 11h00 às 22h00

 

EMPREENDEDORISMO COMO ATITUDE

Para a edição de 2012, o Greenfest escolheu como tema central a atitude empreendedora, entendida não só como a capacidade de criar projectos ou empresas, mas como uma atitude de resiliência, construtiva e criativa.

Esta escolha reflecte a nossa convicção de que cada um de nós pode ter um papel positivo na sociedade e contribuir para a sua sustentabilidade.

Vamos então homenagear os que têm ideias e capacidade para implementá-las, os que criam valor para a sociedade, com a ambição de conciliar o desenvolvimento económico com o equilíbrio ambiental e a equidade social.

O nosso objectivo: mobilizar e inspirar, contribuir para a multiplicação de iniciativas positivas e para um mundo mais sustentável.

Para além da atitude empreendedora, que é transversal e vai estar presente em todos os momentos do Greenfest, vamos também trazer a palco 8 temáticas ou “eco-tendências”, todas relacionadas com o nosso dia-a-dia, quer seja profissional ou pessoal, com as nossas aspirações para um mundo melhor.

 

8 ECO-TENDÊNCIAS

  • Conferências, workshops, sessões de formação e informação, momentos de networking e partilha sobre os temas do empreendedorismo, do turismo sustentável, das cidades do futuro entre outros.
  • Workshops de dança e teatro, concertos, sessões de cinema, muita animação… e até uma extração de lotaria popular!
  • Rastreios e aconselhamento, espaço wellness, aulas de yoga e dança.
  • Workshops para ensinar a utilizar internet, debates, aulas de cozinha para crianças e seniores, ações de recolha de bens não alimentares para doar a uma instituição, aulas de ginástica intergeracional.
  • Casas sustentáveis e autossuficientes, workshop de hortas verticais, instalações elaboradas por alunos do IADE com materiais reciclados.
  • Desfiles de moda intergeracionais com apresentação de novos designers do IADE e da UBI.
  • Ateliers para crianças, workshops e sessões de live cooking com chefs, como Chakal, entre outros. Tudo à volta dos sabores e da saúde.
  • Passeios de bicicleta, gincanas, parede de escalada, workshops de defesa pessoal para seniores e crianças, aulas interativas de kung fu.

 

ORGANIZAÇÃO

A Câmara Municipal de Cascais é um exemplo de boas práticas ambientais e sociais. Tem desenvolvido programas estruturantes ligados à Sustentabilidade nos seus vários vetores, nomeadamente Empreendedorismo, Ambiente e Democracia Participativa.

O Grupo Gingko é o principal organizador e mentor do Greenfest, desde a primeira edição em 2008. A revista Gingko, especializada em sustentabilidade, saúde e bem–estar é parceiro de conteúdos e terá uma edição especial verde, em banca no primeiro dia do Greenfest.

A Sair da Casca, a primeira empresa exclusivamente dedicada à sustentabilidade, aceitou com entusiasmo o convite do Greenfest para ser co-organizador e sustainability expert do festival. A consultora está envolvida na definição das temáticas e na estratégia de comunicação de várias empresas que apresentam formatos inovadores na promoção do seu desempenho em matéria de sustentabilidade.

 

Fonte: http://www.greenfestival.pt/2012/


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas