Como Poupar no Consumo de Energia em Sua Casa

Votos de utilizador:  / 4
FracoBom 

PT SaveEnergyAtHome blog 100x45Em janeiro de 2016 haverá um aumento da factura de electricidade para os consumidores domésticos no mercado regulado. Este aumento será de 1,14 euros (aproximadamente), o que no final do ano equivale a 13,69 euros a menos na sua carteira.

Quem tem maior controlo das suas finanças pessoais pode sair menos prejudicado neste tipo de situações. Por isso, esteja atento a dicas de poupança que ajudam sempre nos aspetos financeiros da sua vida.

Tanto para os que são afectados por estas medidas, como para aqueles que não sofrerão este aumento, o consumo de energia pode ser diminuido, deixando de ser um gasto excessivo para muitas famílias. O ComparaJá.pt explica-lhe como.

Electrodomésticos

Uma das formas mais simples de reduzir o consumo de energia e que poucos conhecem é desligando totalmente os aparelhos, por exemplo, televisão, leitor de DVD, aparelhagem. Não coloque apenas em modo Stand By, desligue directamente no botão do equipamento.

Quanto mais antigo for o seu frigorífico, mais irá consumir. Se tiver que o trocar, opte por um de classificação A+ ou A++, pois tem um consumo de energia inferior aos modelos de classe mais baixa. Esta medida tanto serve para frigoríficos como para todos os restantes electrodomésticos em sua casa.

Sempre que tiver que pôr a máquina a lavar, certifique-se que está a usar o programa mais económico para o tipo de roupa que pretende lavar. Outro truque é regular a temperatura, ou seja, lavar a baixa temperatura, por exemplo a 40ºC, em vez 60ºC.

Lâmpadas

Ao avaliar as lâmpadas que utiliza e trocar por outras mais económicas, pode poupar significativamente no consumo de energia em sua casa. Existe no mercado uma grande variedade de lâmpadas económicas que pode utilizar:

  1. Lâmpada incandescente - é barata e tem uma luz agradável, porém no mercado é a que tem menor eficiência luminosa e com menor tempo de vida - 1.000 horas.

  2. Lâmpadas de halogénio – estas lâmpadas assemelham-se às incandescentes, contudo a sua duração é de 5.000 horas e conseguem recuperar o calor que é liberto, o que faz com que consumam menos;

  3. LED – são as mais eficientes, com maior duração e desperdiçam menos calor, a sua única desvantagem é serem as mais caras. Têm um período de vida entre 20.000 a 45.000 horas;

  4. Lâmpada fluorescente compacta – em comparação com as incandescentes, consomem menos energia e têm um tempo de vida superior – entre 6.000 a 15.000 horas. A sua desvantagem é o tempo de arranque que pode demorar até um minuto e o facto de não reproduzirem bem as cores;

  5. Lâmpada fluorescente tubular – estas lâmpadas têm um baixo consumo energético e proporcionam uma boa iluminação. O seu período de vida é elevado (até 12.000 horas) e são muito mais eficazes.

Depois de trocar as lâmpadas não se esqueça de continuar a apagar as luzes.

PT SaveEnergyAtHome blog 300x135Isolamento térmico

Com o inverno a começar, o consumo de energia poderá aumentar, pois vamos recorrer a aquecimentos. Uma das formas de reter calor em sua casa é isolar as janelas, portas ou outras entradas de ar. Esta medida fará com que perca menos calor e consequentemente necessite de ligar menos os aquecimentos.

Paredes brancas

Em casas mais escuras, mesmo durante o dia temos necessidade de ligar as luzes. Se pintarmos a casa de branco ou com cores claras, fará com que a casa fique com mais claridade e nao será necessário ligar o candeeiro.

Cozinha

Esta medida tem duas vantagens: passar menos tempo na cozinha e poupar energia. Se cozinhar com as panelas tapadas consegue diminuir a perda de calor e o tempo de preparação dos alimentos.

Desligar da tomada

Muitos de nós, por uma questão de comodidade, temos por hábito deixar o carregador de telemóvel (e de outros aparelhos electrónicos) ligado à corrente mesmo quando não estamos a usar. Não o devemos fazer, pois estamos a consumir energia desnecessária. Portanto, a partir de hoje, quando acabar de carregar o seu aparelho, retire o carregador da tomada.

logo ComparaJaEste artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, a mais recente plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal.


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas