Ambiente

Esta secção do aborda temas que giram em torno do Ambiente.

Portal europeu sobre desenvolvimento de estratégias urbanas de integração social e pró-ambiente

A Comissão Europeia lançou um portal "one-stop-shop" para ajudar os citadinos a resolver desafios como a eficiência energética, a gestão da qualidade do ar ou as questões das acessibilidades.

Imposto Único de Circulação (IUC) 2017

O Imposto Único de Circulação (IUC 2017) é um imposto anual que se aplica sobre a propriedade (dos veículos, e não sobre a circulação) e que é pago até o veículo ser abatido. Este imposto veio substituir o antigo "selo do carro".

Imposto Sobre Veículos (ISV) 2017

Tabelas IUC - Imposto Único de Circulação - 2016

Imposto Sobre Veículos (ISV) 2017

O Imposto Sobre Veículos (ISV 2017) aplica-se na compra/venda de veículos e as suas tabelas para 2017 serão atualizadas em cerca de 3% segundo a atual proposta de Orçamento do Estado.

Imposto Único de Circulação (IUC) 2017

Tabelas ISV - Imposto Sobre Veículos - 2016

Capitalismo VS Clima

logo esquerda.netEste texto resulta da compilação das minhas notas de leitura do livro de Naomi Klein, This Changes Everything – Capitalism vs Cimate (2014). Esta obra assume especial importância para ativistas e cidadãos que ambicionam a preservação de recursos naturais. Por Ricardo Vicente.

We just broke the record for hottest year, nine straight times

logo the guardianEarth’s record hottest 12 consecutive months were set in each month ending in September 2015 through May 2016

Cientistas alertam para ameaça a espécies na Amazónia devido a petróleo

logo noticias ao minutoA ampliação e a extração de petróleo na Amazónia equatoriana podem ameaçar mais de 25 ecossistemas e 745 espécies únicas, segundo um estudo da 'Ecology and Evolution', que alerta para a grande vulnerabilidade da floresta.

O que ter em conta para não desperdiçar energia? - por Zaask

Já há muito que tem vindo a ser debatida a importância da poupança de energia dentro de uma casa.

Certificação Energética - Decreto-Lei n.º 118/2013

Enfin une bonne nouvelle ! Le trou dans la couche d'ozone se résorbe

logo sciences et avenirUne nouvelle étude montre que la surface du trou s'est réduite de 4 millions de km2. les scientifiques attendent une "guérison" complète de la couche d'ozone avant 2050.

PALP denuncia entraves à consulta de processos de prospeção de petróleo

logo esquerda.netA Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) acusou hoje a Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis (ENMC) de “criar entraves” às tentativas que fez para consultar processos relacionados com os contratos de prospeção de hidrocarbonetos na região.

Táxis anteriores a 1996 proibidos de circular na Baixa de Lisboa

log negocios"Queremos contribuir um pouco para a melhoria do ambiente na cidade de Lisboa", afirmou o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, que garantiu que os seus associados respeitarão a nova limitação.

2015 sees unprecedented killings of environmental activists

logo global witnessMore than three people were killed a week in 2015 defending their land, forests and rivers against destructive industries, according to Global Witness. The organisation’s new report, On Dangerous Ground, documents 185 known deaths worldwide last year – by far the highest annual death toll on record and a 59% increase from 2014. Severe limits on information mean the true numbers are undoubtedly higher.

Investigadores desenvolvem projeto alternativo aos combustíveis fósseis

logo esquerda.netA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a desenvolver um combustível sólido a partir do aproveitamento de desperdícios das podas de vinho e de olival, além do bagaço de uva e de dejetos animais.

La Norvège vise la "neutralité carbone" dès 2030

logo sciences et avenirLa Norvège, gros producteur d'hydrocarbures, va viser la " neutralité carbone " dès 2030, 20 ans plus tôt que prévu, a décidé le Parlement norvégien.

Maio foi o mês mais quente da História moderna

logo esquerda.netO mês de maio de 2016 foi não só mais quente da história moderna, como também o 13º mês seguido a ultrapassar anteriores recordes de temperatura assinala a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). "A temperatura média global em maio 2016 foi a mais alta de qualquer mês de maio no conjunto de dados globais de temperatura que remonta ao ano de 1880", refere aquela organização em comunicado divulgado pela TSF. O El Niño, que tende a aquecer águas equatoriais do Pacífico, pode ter contribuído para o recorde deste ano, dizem os climatologistas que sublinham contudo, que o fenómeno não explica tudo: "o super-El Niño tem apenas parte da culpa. O anormal é o novo normal".

Tabelas IUC - Imposto Único de Circulação - 2016

O Orçamento do Estado 2016 atualiza as tabelas do Imposto Único de Circulação (IUC) em meio ponto percentual (0,5%).

Tabelas ISV - Imposto Sobre Veículos - 2016

Subcategorias